É incrível como é fácil manipular certos tipos de pessoas com as palavras certas. Dá uma enrolada daqui, uns argumentos ali, umas palavras raramente usadas e a pessoa sempre acaba cedendo. Muitas pessoas chamam isso de “jogar o xadrez da vida”.
É uma atitude um tanto quanto feia. Não é legal manipular pessoas. Vide governantes do nosso país (RIR). Mas, no dia-a-dia quando tem aquele chato que só fala abobrinha e não aceita o fato de que você está certo e quer que você prove por a+b a sua teoria sobre o assunto é sempre tão fácil de pôr em prática. Seja qual for o assunto, não precisa se saber muito sobre para que você obtenha sucesso na ação.
Muitas vezes, a pessoa com quem você está argumentando pode saber muito mais do assunto do que você e, mesmo assim, com as palavras certas ela acaba concordando que afinal das contas quem estava certo era você (mesmo que não esteja). A resposta final é sempre “É… pensando por esse lado…”, ou “Pois é, pode ser…” e também “Bom… eu não sei de mais nada, então”. Hueuehieheh… Eu, particularmente, acho engraçado porque muitas vezes que eu ponho isso em prática (pra falar a verdade, na maioria das vezes que faço isso é porque não tenho um argumento concreto sobre o assunto e/ou não sei muito sobre) a pessoa ou se cala, ou concorda que o meu ponto de vista é o mais correto.
Enfim, a real é prestar bem atenção nos argumentos da pessoa com quem você está conversando e prestar atenção se eles fazem realmente sentindo. Muitas vezes é só um bando de palavras difíceis raramente usadas que você se deixa levar, e acaba se perdendo no contexto. (Fiz minha caveira com essa conclusão, mas enfim… é por uma boa causa)
Pra que isso não aconteça com você ou pra que você não tenha que pôr em prática algum dia, leia bastante. Forme suas próprias idéias/conclusões a respeito de todo e qualquer assunto. Como eu já disse muitas vezes aqui no blog, conhecimento nunca é demais. Seja ele qual for, nunca fará mal.
Com isso, aprenda a argumentar com nexo e faça suas palavras terem sentido. Não se deixe levar pela mania horrível de manipulação. Prometo aos poucos deixar essa coisa de lado. O ruim é que qualquer coisa que você faz demais, se torna um certo vício. E todo vício é difícil de largar. Entretanto, basta querer. Pessoas de caráter não precisam manipular. (Veja bem, não estou me auto-intitulando mau caráter, mas né… eu tenho consciência de o que eu faço é feio. eiauheaiuhea)
Por hoje é só, pessoal! (EDSON FONTENELLE)